Marketing de Afiliado: O que é e como funciona?
- Afili.ado
- 14 de jun. de 2021
- 4 min de leitura

Acordar extremamente cedo, pegar transporte público lotado de passageiros sonolentos em um congestionamento terrível e trabalhar incansavelmente até as 18hs por um salário extremamente baixo. Essa é a realidade de milhões de brasileiros.
Mas e se você pudesse gerar dinheiro a qualquer momento, de qualquer lugar - mesmo enquanto você dorme - em vez de lutar com a monotonia e a chatice dos empregos formais para ganhar algum dinheiro?
Esse é o conceito por trás do marketing de afiliados.
O que é marketing de afiliados?
O marketing de afiliados envolve o ganho de comissão pela promoção de um produto ou serviço feito por outro varejista ou anunciante. É um modelo de monetização em que um parceiro afiliado, que é você, é recompensado com um pagamento por fornecer um resultado específico, o que, normalmente, é uma venda.
Existem, ainda, alguns programas que podem recompensá-lo por leads, usuários de teste gratuito, cliques em um site ou obtenção de downloads de um aplicativo.
Os programas de afiliados geralmente são gratuitos, então você não precisa se preocupar com altos custos iniciais. Se for bem executada, esta oportunidade baseada no desempenho pode ir de uma renda extra a uma ideia de negócio on-line lucrativa,
tornando-se sua principal fonte de renda.
Como funciona?
O marketing de afiliados envolve a indicação de um produto ou serviço compartilhando-o em um blog, plataforma de mídia social, podcast ou site. O afiliado ganha uma comissão cada vez que alguém faz uma compra por meio do link exclusivo associado à sua recomendação.
Veja como funciona o marketing de afiliados em 4 etapas simples:
Você participa de um programa de afiliados;
Você escolhe um produto para promover, onde você receberá um link de afiliado exclusivo;
Você compartilha o link via mídia social, blog, vídeos do YouTube, anúncios do Facebook ou qualquer outro tipo de tráfego;
Quando alguém adquire o serviço ou produto por meio de seu link, você ganha uma considerável comissão como afiliado.
Bem, resumidamente:
Qualquer pessoa física ou jurídica que vende produtos online pode oferecer um programa de afiliados, de adesão gratuita. É tão simples quanto criar um perfil no Facebook, por exemplo.
Você pode simplesmente se inscrever no programa e obter seu link de rastreamento exclusivo. Agora, sempre que quiser, você pode simplesmente usar este link de afiliado para recomendar o produto ou serviço. Se clicarem no seu link e adquirirem o produto ou serviço, você receberá uma comissão.
As taxas de comissão variam dependendo da empresa e da oferta. No mínimo, você ganhará cerca de 5% da venda. Mas existem programas onde você pode ganhar até 50%, geralmente ao promover um curso. Existem também programas de marketing de afiliados que oferecem uma taxa fixa por venda em vez de uma porcentagem.
Como iniciar no marketing de afiliados?
Parece fácil, certo? Não exatamente. Assim como administrar sua própria pequena empresa, tornar-se um afiliado de sucesso exige dedicação e disciplina. Para te ajudar nesta jornada, use o seguinte passo a passo para iniciar seu trabalho:
1 - Escolha sua plataforma e método
A primeira etapa é descobrir a plataforma em torno da qual você deseja construir seu público. Cada comerciante afiliado tem uma abordagem e plataforma diferentes. Existem muitas ideias de marketing de afiliados que você pode escolher com base em diferentes métodos:
Comece um blog em um nicho específico e use-o para promover um produto. Esta é de longe a maneira mais rápida e fácil de iniciar um negócio de marketing de afiliados. Por exemplo: Inicie um blog sobre sapatos femininos, produtos para o trabalho em casa e assim por diante;
Promova manualmente utilizando-se de Redes Sociais;
Compre tráfego de sites PPC como Google, Facebook e direcione o tráfego para produtos ou serviços afiliados. Isso se chama marketing de PPC, e quem fez um curso básico de marketing digital pode entendê-lo melhor. Para descansar, dê um pouco de tempo e mais tarde você entenderá isso;
Crie um canal no YouTube e promova produtos;
Crie uma lista de e-mail utilizando Iscas Digitais;
Inicie um Podcast e recomende produtos.
2 - Decida seu nicho e público
Quando se trata de escolher um nicho, procure algo pelo qual você seja apaixonado e tenha conhecimento ou interesse de aprender sobre. Isso o ajuda a parecer uma fonte autêntica e confiável de informações para clientes em potencial. Também ajuda a avaliar quais produtos e marcas você deseja promover.
Digamos, por exemplo, que você criou um blog sobre cachorros. Você tem um cachorrinho e gostaria de ajudar outros proprietários a cuidar de seus cães.
Você cria um blog onde regularmente cria posts e incentiva as pessoas a se inscreverem em uma lista de e-mail e compartilharem seu conteúdo. Como os cachorros são a sua paixão, você vai investir com prazer o seu tempo em marketing de conteúdo e otimização para aumentar seu público e fazer mais vendas.
MAS LEMBRE-SE:
Você não é pago para postar. O marketing de afiliados é um negócio online baseado em seu desempenho. Se você sabe do que seu público gosta, pode indicar os melhores produtos para eles e ganhar cada vez mais dinheiro.
3 - Encontre seus produtos
Para obter uma boa renda como um afiliado, seu público precisa se conectar com o que você está dizendo. Os itens ou serviços que você promove precisam ser produtos de que eles realmente precisam. Errar pode prejudicar seu sucesso e diminuir sua credibilidade - bem como seu público.
Se você está curioso para saber onde procurar produtos ou marcas para trabalhar, não se preocupe. Existem muitos mercados afiliados, incluindo:
Hotmart;
Eduzz;
Udemy;
Monetizze, entre outros.
Outra opção muito legal é visitar os sites dos produtos e serviços que utiliza e gosta para ver se eles possuem um programa de afiliados. As grandes empresas costumam ter programas para promoverem seus produtos, como Amazon ou Submarino.
Os programas de marketing de afiliados terão termos de serviço que você precisa seguir, portanto, leia sempre as letras miúdas. Por exemplo, seu link geralmente terá um período de tempo especificado e alguns programas não permitem que você compre anúncios pay-per-click usando o nome do produto ou da empresa.
Conclusão
Os programas de afiliados têm se tornado uma importante fonte de renda para muitas pessoas. Mas, para você chegar lá, é preciso conhecer bem o que é e como funciona o marketing de afiliados.
Ganhar dinheiro com programas de marketing de afiliados pode ser uma maneira gratificante de adicionar um novo fluxo de receita sem assumir muitos riscos. Só vai custar seu tempo. Ao investir as horas antecipadamente, você pode continuar a colher os frutos.
Comece seu negócio de marketing de afiliados hoje!
Comments